Aquidauana


Aquidauana é um autêntico paraíso povoado por exuberantes espécies da fauna e flora que se espalham por uma imensa planície inundável. Os espanhóis fundaram, no século XVI, às margens do Rio Aquidauana, o povoado de Xaraés que deu origem à cidade. Aquidauana foi fundada em 15 de Agosto de 1892, às margens do Rio Moboteteu, e implantada por uma comissão composta por militares comandados pelo major Rondon.

Tornou-se distrito em 18 de dezembro de 1906 e ganhou título de município em 16 de julho de 1918. Aldeia Indígena Limão Verde (com ruínas dos Xaraés), Casa do Artesão, Morro do Paxixi, Parque Ecológico da Lagoa Comprida, Distrito de Taunay (com a maior comunidade indígena do país), além do rio Aquidauana que é considerado um dos rios mais piscosos do Brasil, são locais turísticos de Aquidauana.

Mais síntese histórica no site da prefeitura de Aquidauana e Mochileiro Tur.

Localização:

O município de Aquidauana está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanal Sul-Mato-Grossense (Microrregião de Aquidauana). Localiza-se na latitude de 20º28’15” Sul e longitude de 55°47’13” Oeste.
O clima tropical da região, com média anual de 27°C, caracteriza dois momentos opostos: o período entre outubro e abril é marcado pelas cheias e temperaturas altas. Já de meados de julho ao final de setembro, representam um período de seca, com ocorrência de geadas, e temperatura mais amena de, aproximadamente, 15°C.
Ocupa uma superfície de 16 958,496 km². Sua área estende-se desde o Morrinho do Pimentel, na divisa com Corumbá e Rio Verde, no norte, até Anastácio, mais ao sul.

 

Pontos turísticos:

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição
Parque da Lagoa Comprida
Parque Estadual do Pantanal
Morro dos Mirantes – Trilha do Por-do-sol do Paxixi
Museu Marechal José Machado Lopes
Museu de Arte Pantaneira
Centro Cultural Décio Correa de Oliveira – Teatro
Ruínas de Xaraés

Fica a: 140km da Capital






MS visto pelas
lentes de quem vive
em Mato Grosso do Sul.

Ver no Instagram