Campo Grande (Cidade Morena)


 

Campo Grande, CG, Cidade Morena, Campão Capital do Cerrado Meridional, Grande CG ou Capital dos Ipês, Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas e com diversos jardins por entre as suas vias, é uma das cidades mais arborizadas do Brasil sendo que 96,3% das casas contam com a sombra de um arvoredo. Com uma forte influencia da culinária, artesanato e algumas costumes como tereré e sertanejo, Campo Grande é uma capital tranquila e com traços interioranos. Conta com um Mercadão Municipal onde se pode encontrar todos os tipos de ervas, artesanato, açougues e coisas típicas do estado.

Cidade fundada por José Antônio Pereira em tempos de comitiva, em 21 de junho de 1872, foi estabelecida confluência nos córregos Prosa e Segredo. Sendo considerada município em 1889.

O que marcou o desenvolvimento da cidade em 1914, foi a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que passou a ser ligada com Bauru(SP). Veio então, com o trem, a instalação do 5.° Regimento de Artilharia Montada.

 

Localização:

O município de Campo Grande está localizado geograficamente na porção central de Mato Grosso do Sul, na Serra de Maracaju. Está equidistante dos extremos norte, sul, leste e oeste e se situa a 1 134 km de Brasília. Tem posição estratégica, sendo passagem obrigatória para o Paraguai, Bolívia e o turismo no Pantanal. Possui uma latitude 20º26’34” Sul e a uma longitude 54º38’47” Oeste.

 

Restaurantes:

Casa Colonial
Pizzaria Romana
Churrascaria e Costelaria do Gaúcho Gastão
Masseria
Restaurante Fogo Caipira
Multiplus
L’aqua in Bocca Pizzaria e Restaurante
Restaurante Viva a Vida
Pizzaria Dom Pauligi
Restaurante Casa do Peixe
San Marino Pizzas
Feijão Preto Restaurante
Thomaz Lanches 
Cantina Romana
Hong Kong


Pontos Turísticos:

Parque das Nações Indígenas
Praça Esportiva Belmar Fidalgo
Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Morada dos Baís
Paróquia São José
Praça das Araras
Palácio Popular da Cultura
Igreja São Francisco
Praça Ary Coelho
Praça Pantaneira
Estação Ferroviária
Pontal das Águas
Monumento do Aviador
Monumento Imigração Japonesa
Praça do Papa
Obelisco
Monumento dos Imigrantes (Carro de Boi)
Paço Municipal
Palácio das Comunicações
Monumento Pantanal Sul
Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão)

Podemos encontrar mais informações sobre a cidade direto no site da prefeitura de Campo Grande.


Galeria de fotos





MS visto pelas
lentes de quem vive
em Mato Grosso do Sul.

Ver no Instagram