Três Lagoas


 

Popularmente conhecida como “Cidade das Águas”, Três Lagoas ganhou recentemente outro título, de “Capital da Celulose” devido ao grande crescimento do setor nos últimos anos além da transição da agropecuária para a industrialização. Apesar da fase industrial importante vivida por Três Lagoas, o município cultiva muitos aspectos tradicionais e regionais da sua cultura entre eles: Estilos musicais como forró, chamamé, música caipira e sertaneja; peças artesanais, cerâmica e pratos típicos como churrasco, tilápia com provolone, compotas de frutas e doces a base de milho são os mais característicos da cidade, além do tereré.

A história de Três Lagoas começou em 1829 com a entrada do sertanista Joaquim Francisco Lopes, de acordo com relatos no Instituto Histórico Brasileiro. Explorações completas foram realizadas na região entre 1830 e 1836. Os primeiros posseiros de terras foram Januário José de Souza, Inácio Furtado, Januário Garcia Leal, Francisco Lopes, Gabriel Lopes, José Lopes e Antonio Gonçalves Barbosa.

A Guerra do Paraguai fez com que os exploradores recuassem após avançarem o Rio Pardo, no rumo do Vacaria e do Brilhante. O fim do combate os trouxe de volta ao Vacaria.

Em 1885, Protázio Garcia Leal, apossa-se da região do “Piaba”; Nícésio Ferreira de Melo se estabelece no Rio Verde; No Ribeirão do Campo Triste destacou-se Antônio Ferreira Bueno, que batizou o local de Serrinha, onde hoje localiza-se o Distrito de Garcias; Antônio Paulino toma posse em águas do Campo Triste.
Nesta época já havia o destacamento do Governo Imperial em Itapura, às margens do rio Tietê, entretanto a comunicação com os sertanistas do Mato Grosso era inexistente.

Mais síntese histórica no site da prefeitura de Três Lagoas.

 

Localização:

Três Lagoas é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em 1915, sua colonização iniciou-se na década de 1880 por Luís Correia Neves Filho, Antônio Trajano dos Santos e Protásio Garcia Leal. Seu nome origina-se das três lagoas que existem na região. Aniversário 15 de Junho Fundação 15 de junho de 1915 (96 anos). Emancipação 8 de agosto de 1915 (96 anos). Gentílico treslagoense. Unidade federativa Mato Grosso do Sul. Mesorregião Leste de Mato Grosso do Sul. Microrregião Três Lagoas. Municípios limítrofes Água Clara (O), Brasilândia (S), Inocência (N), Selvíria (N), estado de São Paulo (L).
Distância até a capital federal: 864 km estadual: 339 km. Características geográficas. Área 10 206,370 km² (MS: 6º). Área urbana 18,48 km² (BR: 158º MS: 4º) – est. Embrapa. Distritos Três Lagoas (sede), Arapuá, Garcias, Guadalupe do Alto Paraná, Ilha Comprida.

 

Restaurantes:

NaTelha Cupim
Lagoa da Prata


Pontos Turísticos:

Lagoa Maior
Shopping Popular
Vincian Music Hall
Relógio Central
Igreja de Santo Antonio
Ferrovia NOB
Obelisco
Cemitério dos Soldados
Jatobá
Ponte Ferroviária Francisco de Sá
Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria
Colonia de Pescadores do Jupiá
Usina do Jupiá
Casa do Artesão

Fica a: 325km da Capital






MS visto pelas
lentes de quem vive
em Mato Grosso do Sul.

Ver no Instagram