Consórcio desativa os Peg Fácil e limita integração ao cartão recarregável



Usuários com cartão único faziam integração em Peg Fácil

A partir desta segunda-feira (5), usuários do transporte público coletivo de Campo Grande não poderão mais embarcar nos pontos Peg Fácil pelas portas traseiras dos ônibus, isso porque dois dos pontos neste modelo foram desativados na Avenida Afonso Pena. A medida do Consórcio Guaicurus tem objetivo de regularizar a integração temporal e já causa revolta em alguns usuários.

Antes da nova medida ser colocada em prática, usuários que desembarcavam nos pontos Peg Fácil na Praça Ary Coelho e em frente ao Shopping Campo Grande podiam embarcar em um segundo ônibus pelas portas traseiras. Além disso, nos Peg’s era possível comprar passes unitários e recarregar os cartões.

A integração entre dois ou mais ônibus no intervalo de até 1 hora era uma possibilidade tanto para quem utilizava o cartão recarregável quanto para quem comprava o passe unitário. Acontece que de acordo com o site do Consórcio Guaicurus, o cartão eletrônico unitário não dá direito a integração.

Para evitar que usuários com cartão unitário sejam beneficiados com a integração, ou seja, gratuidade no segundo ônibus, a partir desta segunda-feira o embarque ao descer nos Peg Fácil passa a ser pela porta da frente, sendo necessária a utilização do cartão recarregável na catraca para a liberação da integração.

A mudança, no entanto, pegou alguns usuários que compram passes unitários de surpresa. Leitora do Jornal Midiamax, que preferiu não se identificar, conta que desceu do ônibus linha TVE 233 no ponto Peg Fácil em frente ao Shopping Campo Grande e que não conseguiu embarcar no veículo da linha 070. “Agora a gente precisa pagar um segundo passe, mas ninguém avisou isso”, disse, revoltada. A mudança, contudo, não deve afetar quem utiliza o cartão recarregável.

Maria Amaral da Silva, de 41 anos, trabalha como auxiliar de cozinha e afirma que a desativação dos dois pontos localizados na Afonso Pena trará problemas para quem precisar da integração ou quem tiver de comprar o passe na hora de utilizar o transporte.

A informação sobre a nova forma de embarque consta em cartazes afixados nos pontos Peg Fácil e em aviso no site do Consórcio Guaicurus, no entanto, não há detalhes sobre a desativação dos pontos. Funcionários do consórcio estã orientando usuários nos pontos, mas não souberam dizer à reportagem o motivo da desativação.

Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de imprensa do consórcio, que informou que a integração para usuários com cartão unitário nunca foi autorizada. A desativação dos Peg Fácil foi confirmada para a partir desta terça-feira.

“Como perto de 100% dos usuários possuem cartão recarregável, estes não sofrerão nenhum prejuízo, continuando a ter direito à integração temporal. Vale destacar que o cartão recarregável é gratuito e pode ser solicitado nos terminais e pela internet”, informou o consórcio em nota.

 


06 MAR 2018

Fonte: Midiamax.






MS visto pelas
lentes de quem vive
em Mato Grosso do Sul.

Ver no Instagram